
CROSS-DOCKING

Cross-Docking é uma técnica logística que deriva do sistema de administração just in time.
Tal conceito parte do pressuposto de que matérias-primas e produtos devem estar disponíveis em estoque a partir do momento em que forem necessários.
Sendo assim, para o conceito, não há necessidade de armazenar uma grande quantidade de produtos se estes não foram solicitados pelo cliente. Isso reduz o custo de operação de estoque, diminui o CMV e, quando bem empregado, pode aumentar a eficiência logística da empresa.
Para um sistema de fato ser denominado como Cross-Docking é preciso que:
• O tempo de permanência da mercadoria nas dependências do parceiro logístico seja mínimo. Esse tempo pode variar de no mínimo um dia e no máximo três, dependendo do modelo do serviço contratado. Caso o tempo de armazenamento exceda o prazo máximo, pode ser cobrada uma taxa de estocagem, o que acaba prejudicando o propósito inicial
(o de não arcar com custo de armazenamento).
• Assim que o produto estiver disponível e for entregue ao centro de distribuição (que pode ser terceirizado ou próprio), ele deve ser imediatamente encaminhado ao cliente final.
• É necessário ter um sistema integrado para acompanhar e gerenciar trocas e informações da melhor maneira possível. A comunicação precisa entre todos os participantes é indispensável.